Revista o electricista

Campeonato Mundial das Profissões WorldSkills: Portugal e o CENFIM no topo da Excelência

Campeonato Mundial das Profissões WorldSkills: Portugal e o CENFIM no topo da Excelência

De 10 a 15 de Setembro, decorreu a 47.ª edição do campeonato mundial da profissões – WorldSkills, Lyon 2024, em França.

Os Campeonatos Mundiais das Profissões, conhecidos como WorldSkills, são uma competição internacional que reúne jovens de todo o mundo para demonstrar as suas competências em diversas áreas profissionais. Realizado de dois em dois anos, o evento é uma oportunidade para mostrar a excelência em profissões técnicas e tecnológicas, promovendo o intercâmbio de conhecimento, a inovação e o aperfeiçoamento das habilidades profissionais.

Estes campeonatos abrangem uma vasta gama de profissões, desde áreas como a mecânica, a construção civil, as tecnologias de informação, a hotelaria, a saúde e muitas outras. Os participantes, geralmente jovens até aos 25 anos, competem entre si em desafios práticos, que simulam o ambiente real de trabalho, sendo avaliados por especialistas das respetivas áreas.

A WorldSkills tem como principal objetivo valorizar as competências profissionais, incentivar a formação técnica e promover a qualidade e a competitividade no mercado de trabalho global. Além disso, a competição serve como uma plataforma para inspirar jovens a seguir carreiras técnicas e melhorar os padrões de educação e formação profissional nos países participantes. Este evento não só contribui para o desenvolvimento profissional dos jovens, como também reforça a importância das profissões na economia global, promovendo o intercâmbio cultural e tecnológico entre nações.

Portugal conquistou a distinção de equipa de excelência no WorldSkills Lyon 2024 com mais de 700 pontos. Dos 64 países participantes, apenas 15 países alcançaram este feito. Portugal ficou, assim, em 13.º no ranking mundial e em 7.º lugar no ranking de países europeus, reafirmando a qualidade e competitividade da nossa formação profissional no conjunto de países membros da WorldSkills. Este resultado é ainda mais significativo quando se percebe a exigência das provas e o nível de preparação que os vários países têm revelado, por exemplo, a China obteve o 1.º lugar, com 36 medalhas de ouro.

CENFIM no topo da Excelência

O CENFIM esteve representado com 6 concorrentes, em 5 profissões, tendo obtido 3 medalhas de Excelência.

Do núcleo de formação do CENFIM em Ermesinde, Ricardo Sousa, concorreu em Desenho Industrial CAD e foi Medalha de Excelência no WorldSkills Lyon 2024, após ter sido Medalha de Bronze no Campeonato Europeu EuroSkills Gdansk 2023 e Campeão Nacional Portimão 2023. Foi acompanhado por Marlene Moreira, como jurada internacional e João Teixeira como preparador, ambos do Núcleo de Formação de Ermesinde.

Do núcleo de formação do CENFIM em Ermesinde, Guilherme Sousa, concorreu em Soldadura e foi Medalha de Excelência no WSC Lyon 2024. Tendo sido Medalha de Excelência no Campeonato Europeu EuroSkills Gdansk 2023 e Campeão Nacional Portimão 2023, foi acompanhado por Álvaro Santos (IEFP) como jurado internacional.

Do núcleo de formação do CENFIM em Torres Vedras, a dupla Vicente Antunes e Rafael Ferreira concorreram em Mecatrónica Industrial com 698 pontos no WSC Lyon 2024 e ficaram apenas a 2 pontos da excelência. Foram Vice-Campeões (medalha de prata) no Campeonato Europeu EuroSkills Gdansk 2023 e Campeões Nacionais Portimão 2023.

por Mónica Batista
CENFIM

Para ler a reportagem completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº89. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados