campeonato

Campeonato das Profissões na área da eletricidade e instalações

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro decorreu a prova de Eletricidade e Instalações no Serviço de Formação Profissional de Setúbal.

WorldSkills Portugal
Tel.: +351 215 803 000
sandra.bernardo@iefp.pt · www.wordskillsportugal.iefp.pt

Entre os dias 10 e 13 de fevereiro decorreu a prova de Eletricidade e Instalações no Serviço de Formação Profissional de Setúbal. Ao invés do concurso nacional de 2018, este ano a prova de eletricidade foi semelhante à realidade europeia, elevando assim o grau de exigência e excelência na profissão de eletricidade.

A prova a desenvolver, com um total de 21 horas segundo especificações técnicas pré-selecionadas, assentava em 3 áreas de atividade: instalação elétrica residencial e industrial; programação; e deteção/diagnóstico de avarias. Assim os concorrentes foram avaliados em diversas competências como na interpretação de layouts, na instalação de equipamentos convencionais e programáveis, na instalação de sistemas de caminhos de cabos, cablagem e quadros elétricos, na programação e interligação de equipamentos de domótica com automação industrial e no diagnóstico e resolução de avarias.

A 1.ª fase da prova tinha um tempo estimado de 16 horas para a realização de 2 tipos de instalação elétrica. A instalação residencial consistia na montagem de diversos equipamentos de domótica que simulavam uma casa inteligente. Desde o controlo de estores, tomadas, automatização e regulação de luminosidade os concorrentes puderam pôr em prova os seus conhecimentos e destreza na instalação de equipamentos convencionais e programáveis em KNX. A instalação industrial baseou-se na cablagem de um quadro industrial, constituído por um autómato programável e diversos equipamentos de comando para o controlo de um motor trifásico.

Na 2.ª fase da prova, com uma duração de 4 horas, os concorrentes tinham de ligar e programar, tecnologias recentes de sistemas automatizados de domótica, em KNX no software ETS, e automação no software LOGOSoft.  Por fim, a última hora de prova, terminou com a deteção e resolução de avarias numa instalação elétrica desenvolvida pelos elementos de júri.

Todo o decorrer da prova correu sem nenhum percalço e, importante salientar todo o esforço, dedicação, camaradagem entre concorrentes e excelência dos mesmos em tentar finalizar tudo dentro do tempo previsto. Tendo sido uma prova pioneira na área de Eletricidade, lamentavelmente, não houve certificados de excelência. No pódio ficaram os concorrentes João Martins, do CEFP Vila Franca de Xira – SFP Alverca, conquistando a medalha de ouro; Emanuel Corrêa, da EPC – Escola Profissional de Capelas, ganhando a medalha de prata; e Vítor Gomes, do Instituto para Qualificação, IP – RAM – Centro de Formação Profissional da Madeira, com a medalha de bronze. Numa próxima fase o João Martins irá representar Portugal no Euroskills em Graz na Áustria de 14 a 18 de setembro de 2020. 

Download – Última edição

oelectricista73

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    (Irá receber um email com o link de download.)