ITED

os cabos de fibra ótica nas ITED

A instalação destes cabos nas ITED obedecem naturalmente a requisitos específicos que se deve ter em consideração, de forma a não se incorrer em não cumprimento com a legislação em vigor.

A oferta no mercado de cabos de fibra ótica é elevada e as soluções existentes podem ter características distintas, em função da sua aplicabilidade.

No entanto, a instalação destes cabos nas ITED obedecem naturalmente a requisitos específicos que se deve ter em consideração, de forma a não se incorrer em não cumprimento com a legislação em vigor. Segue-se um conjunto de informações com dúvidas frequentes quer por parte de instaladores, mas também projetistas.

QUE TIPO DE CABOS DE FIBRA ÓTICA PODEMOS INSTALAR NUMA ITED?

A fibra ótica monomodo é o único tipo de fibra que pode ser instalado nas ITED e deverá estar de acordo com os requisitos da norma EN 60793-2-50.
É obrigatória a instalação de cabos de fibra ótica com baixa sensibilidade a raios de curvatura apertados, cumprindo os requisitos mínimos da norma ITU-T G657.
As fibras óticas devem ser terminadas nas suas extremidades com conetores do tipo SC/APC.

Figura 1. Conetor SC/APC e Fibra Ótica Monomodo.

OS CABOS DE FIBRA ÓTICA PRÉ-CONETORIZADOS DEVEM SER ENSAIADOS APÓS A INSTALAÇÃO NAS ITED?

No processo de fabrico de um cabo pré-conetorizado de fibra ótica, também conhecido como patchcord pode e deve existir um controlo de qualidade de forma a garantir o bom funcionamento do produto colocado no mercado. Poderá inclusive o fabricante efetuar uma marcação individualizada na embalagem com os valores de atenuação verificados. No entanto, este ensaio não garante que o referido cabo tenha o mesmo desempenho após a instalação quando submetido a trações e raios de curvatura significativos. De forma análoga é fácil entender que não faz igualmente sentido proceder à conetorização e ensaio prévio de um cabo coaxial ou par de cobre antes do processo de enfiamento nas redes de tubagem para contornar o processo de ensaio obrigatório nas ITED.

Hélder Martins
Televés Electrónica Portuguesa, Lda.

OS CABOS DE FIBRA ÓTICA PRÉ-CONETORIZADOS DEVEM TER UMA MARCAÇÃO RPC (REGULAMENTO DOS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO) QUANDO INSTALADO NAS ITED?

Apesar de se tratar de um patchcord, o cabo de fibra ótica pré-conetorizado fazendo parte da ligação permanente de uma ITED, deve ter uma marcação RPC, de acordo com a Classe Mínima Aplicável de reação ao fogo dos cabos (Tabela 3.1. do Manual ITED). Não será com certeza pela aplicação dos conetores no processo de produção que o cabo terá comportamento distinto aquando do contato do mesmo com o fogo.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” n.º 80. Pode também solicitar apenas este dossier através do email: [email protected]

Translate »