A bateria determina essencialmente a autonomia e o tempo de carregamento para veículos elétricos e híbridos. A potência máxima deve ser extraída da bateria enquanto garante a segurança funcional. No entanto, as baterias de iões de lítio são sensíveis, especialmente no que toca a uma fuga térmica. O objetivo deste artigo é mostrar as ações que podem ser realizadas para evitar a fuga térmica e também proteger a bateria de danos.
Os veículos elétricos estão constantemente a receber críticas negativas nos jornais devido aos problemas de bateria. Quando um condutor alemão ficou queimado após sofrer um acidente num Tesla, na primavera passada, os bombeiros locais usaram a expressão “fuga térmica” para descrever o que poderia ter acelerado consideravelmente o incêndio. Na mesma altura, após outro acidente em Silicom Valley, os bombeiros locais relataram que a bateria do Tesla envolvido incendiou várias vezes, vários dias após o acidente.
Como a maioria dos fabricantes de veículos elétricos ou híbridos, a Tesla utiliza baterias cilíndricas de iões de lítio. Em comparação com outros dispositivos de armazenamento de energia, têm uma densidade de energia e tensão significativamente maior, mas são menores em tamanho. Além disso podem suportar mais ciclos de carregamento e, dessa forma, ter uma vida útil mais longa.
Andreas Mangler, Diretor de comunicações e marketing estratégico
Roland Hofmann, Gestor de vendas de produtos de gestão térmica
RUTRONIK Elektronische Bauelemente GmbH
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº66. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Mobilidade elétrica” da edição 62 da revista “o electricista”;
- Artigo “Armazenamento de energia eléctrica – 3.ª Parte” da edição 58 da revista “o electricista”;
- Artigo “Armazenamento de energia eléctrica – 2.ª Parte” da edição 57 da revista “o electricista”;
- Artigo “Armazenamento de energia eléctrica – 1.ª Parte” da edição 56 da revista “o electricista”;
você pode gostar
-
A importância da manutenção de transformadores a óleo: o problema é da humidade!
-
Simon Xenon: a revolução dos postos de carregamento e da gestão da energia
-
Inspeção de grupos eletrogéneos: uma perspetiva com base na Legislação Portuguesa
-
EFAPEL amplia a sua biblioteca BIM
-
Vimar: evolução das fontes de alimentação USB