Revista o electricista

auditoria elétrica: vital para melhorar a eficiência energética e a qualidade da rede

Auditoria elétrica: vital para melhorar a eficiência energética e a qualidade da rede

O primeiro passo a realizar num processo de eficiência energética é o diagnóstico e auditoria da energia elétrica.

Avaliar a qualidade da rede é uma medida que deve ser levada em consideração em qualquer instalação elétrica, pois dela depende o correto funcionamento de máquinas e demais equipamentos eletrónicos. Mas não só. Uma melhor qualidade da rede também melhora a vida útil dos componentes dessas máquinas e equipamentos elétricos, a sua eficiência, a segurança na interação com eles e, acima de tudo, impacta diretamente a conta de luz.

Uma instalação eletricamente eficiente permite uma otimização técnica e económica, conseguindo uma redução dos custos operacionais. Economizar no consumo de energia é uma peça chave para economizar durante o processo produtivo.

O primeiro passo a realizar num processo de eficiência energética é o diagnóstico e a auditoria da energia elétrica, para descobrir como a qualidade da rede afeta a instalação. Com o diagnóstico e auditoria é possível fazer e interpretar medições de potência, energia e todas as variáveis elétricas necessárias para uma posterior tomada de decisão. Com eles podemos saber o que está a acontecer na instalação, o que aconteceu e os motivos, de forma a analisar os resultados e a tirar conclusões,
a fim de encontrar soluções para realizar ações corretivas que mitiguem possíveis problemas. É possível descobrir se existem sobretensões ou subtensões transitórias, interrupções de alimentação, harmónicos de corrente e tensão, fugas à terra, penalidades reativas… além de:

  • Medir o consumo energético;
  • Medir a criação de energia fotovoltaica;
  • Medir a energia reativa indutiva e capacitiva;
  • Relacionar os consumos energéticos com a utilização ou segregação por zonas;
  • Criar KPIs de evolução de eficiência;
  • Rever a qualidade de abastecimento e consumo da instalação;
  • Estado de carga dos veículos elétricos.

Existem multiplos produtos para otimizar o uso de energia elétrica. Dependendo do que deve ser medido, será utilizado um ou outro equipamento em cada área da instalação elétrica.

Instalações sem sistema de medição e supervisão

As auditorias energéticas são realizadas através de analisadores de redes portáteis, que permitem o registo e monitorização em tempo real dos parâmetros elétricos, em qualquer local de uma instalação elétrica, para a realização de estudos de melhoria energética, bem como para detetar problemas relacionados com a continuidade do serviço, qualidade da oferta e do consumo.

CIRCUTOR, S.A.U.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº 87. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »