atmosferas explosivas

atmosferas explosivas – 1ª parte

Os líquidos em si não são inflamáveis, são os vapores que eles emanam que, com a presença de uma chama ou faísca, provocam a chama e a explosão.

Parece-nos adequado começar por definir alguns conceitos e expor os comportamentos dos líquidos, vapores e gases em circunstâncias de inflamabilidade e explosão para apresentarmos, em seguida, o controlo que pode exercer-se com uma ventilação adequada das atmosferas contendo esses elementos.

Os líquidos em si não são inflamáveis, são os vapores que eles emanam que, com a presença de uma chama ou faísca, provocam a chama e a explosão. Estes vapores necessitam de uma determinada proporção de ar e da presença de uma fonte de ignição para ocorrer a inflamação.

Por exemplo, os vapores da gasolina precisam de estar presentes no ar numa percentagem de 1,4% a 7,6% para que expludam. Por essa razão, é necessário manter a gasolina líquida em recipientes estanques e reduzir ao máximo o seu contacto com o ar durante o seu manuseamento.

As técnicas de prevenção de incêndios e atmosferas explosivas baseiam-se na eliminação das fontes de ignição, evitar o contacto com o ar, garantir a estanqueidade do armazenamento dos líquidos, utilização de atmosferas de gás inerte e uma ventilação adequada para que se diluam as misturas e impeça a concentração de gases inflamáveis. A gasolina não é o único líquido que liberta vapores inflamáveis à temperatura ambiente. Na tabela apresentada no final são apresentados muitos outros líquidos combustíveis e inflamáveis de utilização comum. Ponto de inflamação, temperatura de ignição, limites de inflamabilidade, índice de evaporação, reatividade ao calor, densidade, índice de fusão, para além de outros fatores, devem ser tidos em consideração numa correta avaliação do risco a que estamos expostos. Quando ocorre o incêndio ou a explosão, todos estes fatores perdem importância e o controlo do sinistro passa para um outro nível.

Texto cedido por Soler & Palau, Lda.

Para ler o artigo ” atmosferas explosivas – 1ª parte” completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº77. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »