Revista o electricista

Armazenamento por bombagem

Armazenamento de energia eléctrica – 2.ª Parte (bombagem de água)

Na revista número 56 foram publicados os Capítulos 1 (Enquadramento do Tema) e 2 (Processos de…

Na revista número 56 foram publicados os Capítulos 1 (Enquadramento do Tema) e 2 (Processos de Armazenamento de Energia). Neste número serão publicados os Capítulos 3 (Armazenamento por Bombagem de Água), 4 (Armazenamento por Produção de Hidrogénio e Ar Comprimido) e 5 (Armazenamento por Volante e Inércia). A publicação do artigo conclui-se na edição número 58, com os Capítulos 6 (Baterias Convencionais), 7 (Baterias de Iões de Lítio) e 8 (Condensadores e Super-condensadores).

Armazenamento por bombagem de água

O armazenamento da energia elétrica produzida em horas de menor consumo em forma de energia hídrica é feito nas centrais hidroelétricas, por bombagem da água não turbinada e descarregada pelas comportas, de jusante para montante.

Em Portugal de entre as centrais hidroelétricas que não têm esta característica (centrais reversíveis) destacam-se a do Alto do Rabagão, do Torrão, de Vilarinho das Furnas, de Salamonde II, da Aguieira e do Alqueva.

Este tipo de centrais estão equipadas com altrernadores reversíveis, especificamente projetados para poderem também funcionar como motores síncronos, sendo também necessário que o sistema hidráulico seja concebido para tal.

As soluções tecnológicas usualmente utilizadas nas máquinas hidráulicas são:

  • Instalação de turbinas reversíveis, usualmente do tipo Francis, que quando o alternador opera como motor, a turbina funciona como uma bomba centrífuga accionada pela máquina elétrica, o que se encontra representado na Figura 3.

Manuel Bolotinha
Engenheiro Electrotécnico – Energia e Sistemas de Potência (IST – 1974)
Consultor em Subestações e Formador Profissional

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº57. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados