Revista o electricista

Amanhã começa a MATELEC que reunirá mais de 1000 empresas

Amanhã começa a MATELEC que reunirá mais de 1000 empresas

Este evento, que se realiza de 5 a 8 de novembro, coincide com as feiras CONSTRUTEC, VETECO, SMART DOORS e PISCIMAD, enquadradas na Semana Internacional da Construção. A MATELEC ocupará os Pavilhões 4, 6 e 8 na IFEMA MADRID.

Começa no dia 05 de novembro uma nova edição da MATELEC, Feira Internacional de Soluções para a Indústria Elétrica e Eletrónica, que contará com a presença de mais de 500 empresas que se juntarão, por coincidência na IFEMA MADRID, a outras 550 oriundas das feiras CONSTRUTEC, VETECO, SMART DOORS e PISCIMAD, que compõem a Semana Internacional da Construção, gerando um ecossistema empresarial com mais de 1000 empresas.

Até ao próximo dia 8 de novembro, a MATELEC estará presente na IFEMA MADRID, reunindo uma oferta completa de empresas de referência em setores como a automação, eficiência energética, conetividade e IoT, soluções elétricas e eletrónicas que estão a transformar a construção e os ambientes industriais. Além disso, nesta edição pode observar-se um maior foco na sustentabilidade e na inovação tecnológica, gerando uma visão que permitirá aos profissionais do setor conhecer as últimas tendências em instalações elétricas, sistemas de iluminação inteligentes, energias renováveis ​​e soluções digitais para a construção.

Internacionalização, fator chave para a MATELEC

A internacionalização será um dos pontos fortes desta feira, que contará com empresas oriundas de 20 países diferentes. De todas destaca-se a presença de 230 empresas chinesas, bem como de 40 empresas turcas, a par de outras de países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa ou Taiwan. Alguns dados realçam o caráter internacional desta feira que combina com empresas do mercado espanhol e a oportunidade de criar sinergias e oportunidades de negócio.

Programa de atividades de elevada qualidade

E, no âmbito desta feira será realizado o Fórum MATELEC, onde serão feitas apresentações sobre temas atuais como as certificações, as instalações fotovoltaicas, como abordar os objetivos da descarbonização a nível global, a iluminação ou a sustentabilidade no setor, entre outros temas. Da mesma forma, dentro do programa, decorrerá também o espaço “Mundo do Instalador” que, em conjunto com a FENIE, abordará temas como a evolução das casas inteligentes, a energia aerotérmica, a promoção do crescimento dos negócios, oportunidades de negócio com Certificados de Poupança de Energia (CAE) ou ferramentas que facilitarão o dia-a-dia da empresa instaladora. Além disso, o Concurso Jovens Instaladores. Além disso, terá lugar também o Fórum KNX promovido pela KNX Espanha onde serão discutidos temas chave como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial aplicada à eficiência energética em edifícios ou novas adaptações tecnológicas nos padrões de automação.

Como ponto alto do programa serão também entregues os VI Prémios de Inovação e Eficiência Energética, organizados em colaboração com a AFME – Associação dos Fabricantes de Materiais Elétricos, e que têm como objetivo valorizar e distinguir produtos que se destaquem pela sua tecnologia, inovações de design, funcionais ou instrumentais.

Temática patrocinada na MATELEC: IMQ Ibérica

Esta empresa, com uma vasta experiência como laboratórios de testes de produtos elétricos e eletrónicos, será a empresa patrocinadora desta Feira e pretende sensibilizar os fabricantes sobre a importância de verificar a conformidade com as normas internacionais de segurança e EMC.

MATELEC – Salão Internacional de Eletricidade e Eficiência Energética
Tel.: +34 917 225 095 · Fax: +34 917 225 793
matelec@ifema.es · www.matelec.ifema.es