A implementação da iluminação LED na indústria é a solução que apresenta a melhor qualidade, garantindo ao mesmo tempo as soluções energéticas mais eficientes e sustentáveis. Neste artigo desenvolvemos um pouco o tema da iluminação na indústria, apresentamos algumas notas sobre um caso de estudo de sucesso, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL), e damos-lhe algumas sugestões de luminárias LED a aplicar em espaços industriais.
Necessidades de iluminação no setor industrial
No setor industrial deparámo-nos com a necessidade de iluminar áreas de grande escala, como armazéns, oficinas, áreas de trabalho, mas também espaços abertos, como as vias de circulação em torno dos edifícios e acessos aos parques industriais. Ao falarmos de espaços tendencialmente com áreas muito grandes estamos, obrigatoriamente, perante a necessidade de garantir a máxima iluminação e de grande qualidade. É necessário garantir iluminação de alta potência, a conversão de alta energia e que as luminárias utilizadas sejam de materiais altamente resistentes, que assegurem pouca manutenção ao longo de uma vida útil e que esta seja o mais duradoura possível.
Na indústria e logística existe, portanto, uma grande despesa associada aos custos de energia que se pretende reduzir mediante a utilização de soluções mais eficientes energeticamente e também mais sustentáveis.
Implicação da iluminação nos custos de funcionamento
De acordo com um estudo feito aquando da substituição da iluminação tradicional para a iluminação LED, em 2017, o MARL apresentou um consumo geral de energia de 4,4 GWh. Deste total, cerca de 45% deveu-se ao consumo de energia.
Num espaço como estes, totalmente dedicado à atividade da indústria e logística, deparámo-nos com a necessidade de iluminar, não só as grandes naves industriais e de armazenagem, mas também as vias e parques de estacionamento. Por outro lado, o funcionamento do MARL também não se compreende num horário reduzido, mas sim em longos períodos de funcionamento, incluindo noturnos, decorrente do tipo de atividade que ali se desenvolve.
É necessário garantir a adequada iluminação, para assegurar os necessários padrões de visibilidade e segurança num espaço onde circulam veículos, pessoas e bens.
Foi por esta razão, e por procurar alcançar padrões de sustentabilidade energética em simultâneo com a redução de custos, que a transição da iluminação tradicional para a iluminação LED foi uma enorme campanha no MARL. Com a substituição das luminárias tradicionais por LEDs estimou-se uma poupança anual de 100 000€, cerca de 770 000 kWh, o que representava 80% dos gastos que se registaram anteriormente, de acordo com o testemunho, à data, do Presidente do MARL. A implementação de luminárias LED também permitiriam garantir maior eficiência e durabilidade, uma vez que um LED pode durar entre 35 a 50 mil horas, o equivalente a 50 vezes mais do que uma luminária tradicional.
As luminárias LED mais adequadas à sua indústria
A Primelux dispõe de soluções LED que vão ao encontro das necessidades de que falámos até aqui, nomeadamente a melhor dissipação térmica, elevada robustez, elevada uniformidade no plano de trabalho e menos consumo energético.
Para a aplicação em armazéns industriais, pavilhões, oficinas ou parques de estacionamento, sugerimos a implementação da luminária ORBITA. Esta luminária LED tem várias potências disponíveis para diferentes alturas de montagem e a possibilidade de dimming. Pode ainda optar por incorporar o sensor LUMI para uma gestão inteligente da iluminação.
Já a luminária DOME é uma solução de encastrar, com uma grande variedade de aplicações de exterior, especialmente para ambientes industriais, parques de estacionamento, bombas de gasolina ou refinarias.
Tem um design atraente e adequado para encastre e oferece ainda a possibilidade de diferentes ângulos de abertura através de difusores.
As luminárias ATLAS, BRILLA ou LUMILINE são soluções lineares, ideais para locais expostos a condições extremas, com uma linguagem mais moderna, reduzindo o encandeamento para o utilizador. Estas são as boas práticas e algumas ideias que a Primelux recomenda para a iluminação de espaços industriais e logísticos. Para aplicar estas dicas aos seus projetos e para descobrir mais sobre as opções de iluminação LED, recomenda-se a leitura do catálogo da marca.
Primelux
Tel.: +351 234 758 211/212
www.primeluxled.com
você pode gostar
-
ETAP e Schneider Electric apresentam gémeo digital a simular necessidades energéticas de fábricas de IA
-
Bresimar apresenta scanner de segurança SX5-B6
-
Relés de interface da Relpol na SAE
-
Soluções Schneider Electric enfrentam desafios de energia e sustentabilidade da IA
-
OBO Bettermann anuncia calhas WDK mais resistentes