Revista o electricista

alimentação de motores elétricos

Alimentação de motores elétricos

Quer seja corretiva, preventiva ou preditiva, quando se fala de manutenção industrial, pretende-se sempre que ela seja em segurança e rápida.

Soluções de conexão elétrica até 1250 A

O objetivo é claramente reduzir os tempos de não-produção, garantir a segurança dos operadores e o cumprimento das normas, minimizando os custos associados a estas operações de paragem.

Antes de uma intervenção num motor elétrico, a primeira ação é assegurar o corte de corrente, para que se possa trabalhar sem tensão, quer numa intervenção local, quer haja necessidade de substituir o próprio motor ou bomba, ou se tenha de transportar o equipamento para reparação e ensaios.

Podemos ter 3 situações:

  1. Ligação Direta ao QE que requer intervenção de técnico eletricista: o corte é feito no QE; é necessário bloquear por cadeado o quadro; verificar ausência de tensão; ligar a Terra; abrir a caixa de terminais e fisicamente separar os condutores do motor.
  2. Ligação através de Interruptor de corte – Requer intervenção de técnico eletricista; O corte é feito no interruptor; é necessário bloquear por cadeado o interruptor; abrir a caixa de terminais e retirar os condutores para separar o motor.
  3. Ligação com um DECONTACTOR (Tomada corte) ou com um interruptor seccionador separável EVO da MARÉCHAL – Pode ser executado por pessoal autorizado, com acesso ao cadeado de consignação (caso exista); carrega no botão de corte e pode retirar o motor ou fazer a modificação local necessária.

Usar tomadas seccionadoras Maréchal Electric na ligação de motores, bombas e outros equipamentos industriais, ajuda a minimização de custos: reduz o equipamento; reduz o tempo de intervenção; reduz o tempo de paragem.

Se não, vejamos:

  • Simplificar os procedimentos e ter uma segurança aumentada reduz a probabilidade de acidentes, danos pessoais e, mais uma vez, os custos relacionados;
  • Substituições rápidas reduzem perda de produção por tempos de paragem;
  • A simplicidade do Plug&Play melhora a utilização do pessoal de manutenção, permitindo que o trabalho seja executado convenientemente na oficina de eletricidade, mais rapidamente e com melhores condições;
  • Tomadas DECONTACTOR e Interruptores seccionáveis separáveis, tipo EVO, eliminam a necessidade de utilização de seccionadores e interruptores clássicos, caros e volumosos;
  • A possibilidade de configurações e opções de montagem diversificadas facilitam a instalação e o posicionamento destes equipamentos;
  • Com contactos topo-a-topo muito fiáveis, construção robusta e uma durabilidade extrema, aumenta-se o MTBF e reduzem-se as trocas por avaria.

Os DECONTACTOR da Maréchal Electric são tomadas com poder de corte cuja tecnologia foi desenvolvida para tornar a manutenção mais fácil e o trabalho dos operadores mais segura

Otimize as suas instalações

Limite o tempo de paragem das suas máquinas

Quando os motores estão equipados com produtos MARÉCHAL qualquer operário autorizado pode trocar um motor, com total segurança, num tempo recorde, sem interromper a cadeia de produção.
Como reduzir os custos em manutenção industrial, reduzir os tempos de paragem, enquanto aumenta o nível de segurança?

Duas escolhas possíveis:
#DECONTACTOR (de 20 A a 250 A / 1000 V)
#EVO – Interruptor seccionador separável até 690 V/ 40 A / 18,5 kW/ 2-6 polos

Palissy Galvani, Electricidade, S.A.
Tel.: +351 213 223 400 · Fax: +351 213 223 410
info@palissygalvani.pt · www.palissygalvani.pt

Translate »