Revista o electricista

Academia Rolear | 10 anos a construir conhecimento

Academia Rolear | 10 anos a construir conhecimento

Foi há 10 anos que o Grupo Rolear iniciou um projeto formativo que pretendia que fosse totalmente diferenciado e que se distinguisse pela qualidade.

Desde 2013, a Academia Rolear é uma entidade formadora certificada pela DGERT, especialista na formação de profissionais em áreas técnicas e também de apoio à gestão. Destaca-se por apresentar uma oferta formativa composta por cursos concebidos com base naquilo que são as efetivas necessidades dos profissionais de cada área, com uma forte componente prática que assegure uma aprendizagem plena. Esta mais-valia é suportada pelo recurso a formadores que aliam os conhecimentos teóricos à experiência profissional prática e à capacidade de transmitir de forma interessante todo esse conhecimento.

O Grupo Rolear, com todas as suas valências nas áreas técnicas, engloba o know-how fruto da experiência de mais de 40 anos de atuação no mercado. Face à escassez no mercado de formação técnica, prática e qualificada, foi mobilizado um conjunto de ativos para organizar ações formativas nas áreas de especialização da Rolear, como a eletricidade, climatização e energias renováveis.

Para dar corpo à aposta na componente prática, nas instalações da Academia Rolear, em Faro, o espaço de oficina conta com uma capacidade única ao nível das instalações e equipamentos técnicos. Desde a refrigeração ao aquecimento, passando pela eletricidade, pela climatização, pela bombagem ou até pela domótica, nas instalações da Academia Rolear, os formandos encontram um centro formativo completo, capaz de proporcionar uma aprendizagem plena, aplicando na prática os conhecimentos obtidos em sala.

Gases Fluorados
Desde 2011 que o mercado de AVAC mudou por força da necessidade de certificação de todos os profissionais e empresas que efetuam atividade de instalação, manutenção, assistência técnica ou desmantelamento de equipamentos fixos de ar condicionado, refrigeração e bombas de calor.

Se inicialmente a aplicação dessa legislação pouco se fez sentir na atividade diária dos profissionais da área, a verdade é que a partir de 2015 o mercado começou a sentir que para trabalhar regularmente, a certificação não era apenas uma obrigação, era uma necessidade. Neste sentido, a Academia teve um
papel fundamental para a certificação dos profissionais e empresas, dado ter desde 2013 possibilitado a formação nesta área aos profissionais do sul do país – Algarve e Alentejo – o que permitiu a certificação de cerca de mais de duas centenas de técnicos.

Paralelamente, o serviço de apoio à certificação de empresas da Academia Rolear proporcionou a certificação de mais de 60 empresas nos distritos de Faro, Beja, Évora e Braga

por Rolear

Para ler a reportagem completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº85. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Translate »