a ventilação

a ventilação

O termo ventilação pode definir-se como sendo a técnica que permite substituir o ar ambiente interior de um…

O termo ventilação pode definir-se como sendo a técnica que permite substituir o ar ambiente interior de um determinado local, considerado não adequado por falta de pureza, temperatura inadequada ou humidade excessiva, por outro ar, exterior, com melhores caraterísticas.

Funções

A ventilação permite aos seres vivos, sobretudo aos humanos, efetuar funções vitais como o fornecimento de oxigénio para a respiração e o controlo do calor que produzem, ao mesmo tempo que lhes proporciona condições mais confortáveis, regulando a temperatura do ar, a respetiva humidade, a velocidade do mesmo e a eliminação de odores
indesejáveis.

No que se refere a máquinas, instalações e processos industriais, a ventilação permite controlar o calor, a toxicidade e o potencial grau de explosividade do ambiente onde se integram.

Tipos

Ventilação por sobrepressão que se obtém insuflando ar num local, colocando-o assim em sobrepressão interior em relação à pressão atmosférica. O ar flui, então, em direção ao exterior através das respetivas aberturas (Figura 1). À sua passagem, o ar varre os contaminantes interiores e deixa o local cheio de ar puro exterior.

Texto cedido por S & P Portugal, Unipessoal, Lda.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº71. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »