O termo ventilação pode definir-se como sendo a técnica que permite substituir o ar ambiente interior de um determinado local, considerado não adequado por falta de pureza, temperatura inadequada ou humidade excessiva, por outro ar, exterior, com melhores caraterísticas.
Funções
A ventilação permite aos seres vivos, sobretudo aos humanos, efetuar funções vitais como o fornecimento de oxigénio para a respiração e o controlo do calor que produzem, ao mesmo tempo que lhes proporciona condições mais confortáveis, regulando a temperatura do ar, a respetiva humidade, a velocidade do mesmo e a eliminação de odores
indesejáveis.
No que se refere a máquinas, instalações e processos industriais, a ventilação permite controlar o calor, a toxicidade e o potencial grau de explosividade do ambiente onde se integram.
Tipos
Ventilação por sobrepressão que se obtém insuflando ar num local, colocando-o assim em sobrepressão interior em relação à pressão atmosférica. O ar flui, então, em direção ao exterior através das respetivas aberturas (Figura 1). À sua passagem, o ar varre os contaminantes interiores e deixa o local cheio de ar puro exterior.
Texto cedido por S & P Portugal, Unipessoal, Lda.
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº71. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “ventilação da humidade” da edição 73 da revista “o electricista”;
- Artigo “ventilação centralizada” da edição 72 da revista “o electricista”;
- Dossier “Sistemas de ventilação e climatização em edifícios” da edição 49 da revista “o electricista”;
- Artigo “A difusão de ar nos diversos locais (2ª parte)” da edição 76 da revista “o electricista”;