a tendência na Indústria 4.0 é web-based

a tendência na Indústria 4.0 é web-based

A Weidmüller, desde o primeiro momento que apostou nas aplicações na web, seja nas suas plataformas de acesso remoto, PLCs e I/O remotas, HMI ou IIoTs. Em todos estes, através de um dispositivo e de um qualquer navegador, podemos aceder para configurar, programar, visualizar, monitorizar, atualizar, entre outros.

Mas o que é web-based?

São aquelas ferramentas que os utilizadores podem usar acedendo através de um navegador web (Chrome, Edge, Firefox, Opera, entre outros). Através de um endereço IP, previamente definido pelo fabricante de cada equipamento, e seja por USB ou por Ethernet, acedemos à plataforma do equipamento.

Em cada equipamento, o servidor web será importante para um objetivo diferente: a configuração e funcionamento, a programação, visualização, resolução de problemas ou atualizações de firmware são algumas das muitas coisas que podem ser feitas através do servidor web integrado nos equipamentos da Weidmüller. Vamos ver os diferentes dispositivos que o possuem e para que o utilizam:

Switches

Uma breve descrição do que podemos fazer via web seria a configuração básica para a gestão da rede e dos seus parâmetros, configurações SNMP, gestão das diferentes portas, estabelecer redundância na comunicação, prioridade e determinação do tráfego de dados, LAN virtual, gestão da largura de banda, alarmes/eventos por email e/ou saída de relé, atribuição de IPs para os diferentes dispositivos conectados, monitorizar as portas e o estado da rede, tabela de endereços MAC, configurações segundo o protocolo industrial a ser utilizado, entre outros.

Router industrial

A web de qualquer um dos seus routers de segurança industrial permite diagnosticar as redes WAN e LAN, a configuração 4G, também as IPs, rede VPN (OpenVPN, IPsec ou u-link), envio de SMS, priorização WAN/LAN/4G, ping test, ou o estado do sistema e os seus eventos e alarmes, entre muitas outras coisas.

Enrique Moya
Automation Sales Engineer (Valencia)

Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.
Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871
weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº77. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »