Revista o electricista

UPS para fins industriais

A importância das fontes socorridas – UPS – para fins industriais

Contar com uma UPS como fonte de alimentação segura, não permite apenas gerir a infraestrutura de TI e os sistemas de computadores, como também regula outras funções, como a produção e a venda a retalho.

A eletricidade é essencial para o nosso quotidiano e sem ela não podemos viver de forma tranquila e eficiente. Desde casas a fábricas industriais, passando por edifícios comerciais e hospitais, a eletricidade desempenha um papel significativo e possibilita que realizemos as funções mais elementares, bem como as ações mais críticas e que, inclusivamente, salvam vidas.

Uma vida sem eletricidade seria complicada, uma vez que praticamente todos os dispositivos ou aplicações que utilizamos dependem dela. Uma vez que a dependência é cada vez maior, um número considerável de setores é impactado pelas perdas que advêm de irregularidades de energia imprevistas; por outro lado, também se perdem muitos recursos devido a falhas de energia frequentes. As falhas de energia são extremamente comuns em todo o mundo, mas os países em desenvolvimento são muitas vezes os mais afetados.

Estes países acolhem uma variedade de indústrias de produção, que começam a declinar devido à falta de uma infraestrutura adequada e também de gestão de energia. Apesar de as fábricas industriais predominarem nos países em desenvolvimento, as empresas ainda estão hesitantes quanto a entrar nestes mercados, devido às escassas infraestruturas e às carências em termos de gestão de energia. No entanto, e apesar de existirem diversos tipos de fontes de alimentação através de baterias, estes falham frequentemente e por vezes não conseguem suportar a carga. À medida que realizamos avanços tecnológicos, as redes de distribuição de energia testemunham desenvolvimentos, e as soluções inovadoras de fontes socorridas, como as fontes de alimentação ininterrupta (UPS), estão a conquistar o mercado.

Gabriel Longo
Gabriel Longo, Secure Power & Field Services Sales Manager da Schneider Electric

UPS industriais

Uma UPS industrial é um aparelho elétrico que providencia energia de emergência a uma carga quando a fonte de energia primária, geralmente a eletricidade da rede, apresenta falhas ou flutuações. Uma UPS é utilizada para proteger computadores, datacenters e equipamentos de telecomunicações de uma disrupção abrupta de energia, que pode causar danos e acidentes que afetam equipamentos, dados ou recursos financeiros. Isto torna-se crucial para as indústrias obterem todo o suporte de infraestrutura ao seu alcance, impulsionado por tecnologia e automação. Contar com uma UPS como fonte de alimentação segura, não permite apenas gerir a infraestrutura de TI e os sistemas de computadores, como também regula outras funções, como a produção e a venda a retalho.

Um desenvolvimento recente no campo das UPS com baterias são as Smart-UPS. Tal como o nome indica – “smart” – inteligente – estas podem executar funções que uma UPS normal não consegue, com base em tecnologia inteligente. Uma UPS inteligente consegue modificar os níveis de tensão e assegurar um fluxo consistente em caso de flutuação da tensão, normalmente designado de Regulação Automática da Tensão (AVR, na sua sigla em inglês). Também incorporam alarmes que disparam quando as baterias estão prestes a ficar sem energia. Por fim, como praticamente todos os dispositivos inteligentes, as Smart-UPS estão ligadas a uma rede ou cloud através da qual podem ser monitorizadas e controladas. Esta é precisamente uma das áreas de especialidade da Schneider Electric – garantir que #LifeIsOn através da segurança das baterias de emergência, tão importantes nos dias que correm e mais para os setores industriais.

Gabriel Longo
Secure Power & Field Services Sales Manager
Schneider Electric

Translate »