etiqueta

A etiqueta energética de eletrodomésticos está a mudar

Para apoiar a implementação do Regulamento (UE) 2017/1369, a ADENE lançou o site https://www.novaetiquetaenergetica.pt/ , disponibilizando…

ADENE – Agência para a Energia
Tel.: +351 214 722 800 · Fax: +351 214 722 898
geral@adene.pt · www.adene.pt

Para apoiar a implementação do Regulamento (UE) 2017/1369, a ADENE lançou o site https://www.novaetiquetaenergetica.pt/ , disponibilizando informação sobre a entrada em vigor da nova etiqueta de eficiência energética de eletrodomésticos e outros produtos relacionados com energia.

Esta nova etiqueta energética entrará em vigor nas lojas, físicas e online, no dia 1 de março de 2021, para 4 dos 15 grupos de produtos atualmente abrangidos pela etiquetagem energética: máquinas de lavar louça; máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa; aparelhos de refrigeração, incluindo aparelhos de armazenagem de vinhos; ecrãs eletrónicos, incluindo televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais. A 1 de setembro de 2021 entrará em vigor a nova etiqueta energética para as fontes de luz (lâmpadas). Os demais grupos de produtos abrangidos irão adotar a nova etiqueta progressivamente.

Adicionalmente, a Comissão Europeia criou uma Base de Dados de Produtos, onde os fornecedores devem colocar toda a informação relativa aos produtos que comercializam na União Europeia antes da entrada dos mesmos no mercado europeu, de forma a estarem disponíveis, diferenciadamente, para o público e as autoridades fiscalizadoras.

Esta iniciativa enquadra-se no projeto europeu Label 2020, financiado pelo programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia que envolve 16 países europeus.

Download – Última edição

oelectricista72

(Irá receber um email com o link de download.)