Revista o electricista

A estrutura para implementar uma gestão da qualidade de energia contínua e interativa

A estrutura para implementar uma gestão da qualidade de energia contínua e interativa

Para melhorar ou manter a qualidade da energia da rede elétrica deve ser seguido um plano de gestão contínua que permita o acompanhamento e análise em tempo real.

Problemas de qualidade da energia são uma das maiores causas de cortes de energia não programados, de disfuncionamentos e danos em equipamentos.

Mas, a que nos referimos quando falamos de qualidade de energia?

Num sistema de distribuição de energia ideal, de três fases, a tensão nominal, a sua amplitude e frequência, está perfeitamente equilibrada e com uma captura da forma sinusoidal perfeita.

Qualquer perturbação num dos seus parâmetros (amplitude, frequência, captura de forma de onda ou simetria de fases) é designada como um problema de qualidade de energia. Existe uma variedade de perturbações ao nível da qualidade de energia (cavas de tensão, harmónicas, transitórios, entre outros) que podem impactar negativamente o sistema elétrico e equipamentos, culminando em falhas de energia, danos em equipamentos, avarias, sobreaquecimento, desempenho deficiente e redução do ciclo de vida útil dos equipamentos.

Para melhorar ou manter a qualidade da energia da rede elétrica deve ser seguido um plano de gestão contínua que permita o acompanhamento e análise em tempo real, bem como a implementação de ações corretivas e/ou preventivas que melhorem o desempenho da rede elétrica. Este plano de gestão pode ser aplicado de forma autónoma ou integrada em programas de gestão existentes, mas deve sempre incluir três passos vitais: medição e monitorização, interpretação e análise de resultados, e implementação de medidas corretivas e preventivas.

Ana Paula Santos
Gestora de Produto de Correção de Fator de Potência
Schneider Electric Portugal

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