a difusão de ar nos diversos locais

A difusão de ar nos diversos locais (2ª parte)

Existem atualmente no mercado difusores de indução elevada com veios radiais rotativos de geometria fixa ou variável, tubagens de longo alcance e baixo ruído, elementos para difusão por deslocação, bem como uma grande seleção de grelhas e difusores que o técnico poderá usar nos seus projetos.

Após a obtenção de um ar em condições de qualidade e conforto, o passo seguinte é a respetiva distribuição uniforme pelos diversos locais com uma velocidade que, pelo menos, não seja incomodativa. Esta técnica designa-se por “Difusão de ar nos diversos locais”.

Existem atualmente no mercado difusores de indução elevada com veios radiais rotativos de geometria fixa ou variável, tubagens de longo alcance e baixo ruído, elementos para difusão por deslocação, bem como uma grande seleção de grelhas e difusores que o técnico poderá usar nos seus projetos, com a possibilidade de previsão do resultado da respetiva aplicação mediante a utilização de sofisticados programas de simulação.

Tipos de difusores

Difusores de teto

A difusão pelo teto é a melhor forma de difusão porque está fora da zona ocupada. Geralmente, os difusores possuem a forma circular ou quadrada. Os difusores circulares são constituídos por vários cones concêntricos que projetam o ar paralelamente ao teto e em todas as direções (Figuras 12 e 13). Existem alguns tipos com lâminas com torção que projetam o jato de ar em espiral (Figura 14). Existem difusores semicirculares, adequados para instalar perto de uma parede. Alguns possuem dispositivos de regulação que permitem orientar o jato de ar parcialmente na direção do solo. Recomenda-se a instalação de uma comporta na conduta de alimentação do difusor por forma a que seja possível regular o jato de ar. O raio de difusão é definido pela velocidade terminal, indicada no catálogo do fabricante.

Texto cedido por Soler & Palau, Lda.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº76. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »