Phoenix Contact: nova tecnologia de rede – Single Pair Ethernet

Phoenix Contact, S.A.
Tel.: +351 219 112 760 · Fax: +351 219 112 769
www.phoenixcontact.pt

A Phoenix Contact, em parceria com outras empresas do setor, está a desenvolver soluções no âmbito do Single Pair Ethernet (SPE).

Durante uma das mais relevantes feiras do setor em abril de 2019, Hannover Messe, foi anunciado publicamente esta nova tecnologia e as empresas constituintes desta parceria tecnológica. Esta parceria garante a compatibilidade entre soluções de diferentes fabricantes e permite o alargamento das atuais Normas IEC 63171-2 (ambiente escritório) e IEC 63171-5 (ambiente industrial). Estas normas definem as geometrias dos componentes, como fichas e respetivos pinos, para o IP20 e para o IP65/67. Nesta parceria, as empresas estão a contribuir com os seus conhecimentos tecnológicos para garantir uma infraestrutura padronizada para dispositivos, conetores, cabos e tecnologia de medição.

Sendo uma das megatendências da transmissão de dados industriais, o SPE tem o propósito de reduzir custos de eletrificação ao reduzir o número de pares para apenas um. Ao contrário do que se possa inferir, esta tecnologia permite velocidades elevadas de comunicação e distâncias maiores face ao limite atual. Assim será possível obter velocidades de 10 Mbps a 1 Gbps e distâncias até 1000 metros, o que significa que o SPE é particularmente adequado para aplicações na produção de máquinas e no fabrico de sistemas, engenharia de processos e também na construção da infraestrutura. A principal vantagem é que o SPE é independente do ambiente. Dispositivos de campo, sensores e atuadores podem ser facilmente incorporados ao ambiente Ethernet existente no nível da empresa e eventualmente até à cloud, eliminando a necessidade de gateways ou interfaces adicionais. Mais informações: www.phoenixcontact.com/online/portal/pt?1dmy&urile=wcm%3apath%3a/ptpt/web/main/products/technology_pages/subcategory_pages/Single_pair_ethernet/52214e58-5f89-4493-b2fa-96873d7e97c3