Ordem dos Engenheiros: “Gestão de iluminação pública no Porto”

Ordem dos Engenheiros – Região Norte
Tel.: +351 222 071 300
servicos@oern.pt · www.oern.pt

O Colégio de Engenharia Eletrotécnica – Região Norte (OERN) irá organizar a 30 de setembro, uma sessão técnica sobre “Gestão de iluminação pública no Porto” e que irá decorrer na sede da OERN. Inscreva-se neste link: www.oern.pt/form/view.php?id=114146.

O orador convidado é Rui Pimenta, Diretor Executivo da AdEPorto – Agência de Energia do Porto, e que é licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, especialização no ramo da Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

O Plano Diretor de Iluminação Pública (PDIP) é um documento normativo e estruturante para a gestão da Iluminação Pública (IP), que permite garantir a qualidade do serviço dentro da visão estratégica definida pelo Município. Este documento possui como sustentáculo o cadastro da infraestrutura de IP, qualificação do solo e hierarquização viária para compreender as diferentes necessidades e limites de iluminação. O Município do Porto seguindo a sua estratégia energética e ambiental, definiu como prioridade a criação deste documento que irá fornecer as diretrizes para as futuras intervenções na rede, tanto na sua modernização como em futuras ampliações, respondendo às necessidades de iluminar de forma eficaz, eficiente e com controlo efetivo da poluição luminosa. Este plano irá ainda proporcionar a criação de ambiências específicas com a preservação do mobiliário de iluminação tradicional, da definição de temperaturas de cor e da tipificação de luminárias, com o intuito de promover uma maior atratividade nas áreas históricas, culturais ou comerciais potenciando o seu carácter turístico e económico.”