Semana Europeia da Mobilidade

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai assinalar a Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que se realiza anualmente de 16 a 22 de setembro, com diversas iniciativas para promover a mobilidade sustentável na cidade.

Sob o lema Caminha Connosco, esta edição apela ao uso de modos de locomoção suaves e ativos nas deslocações diárias, nomeadamente andar a pé, de bicicleta e trotinetas, sem esquecer os veículos elétricos e partilhados. Durante toda a semana, os cidadãos têm à disposição uma variedade de ações gratuitas: conferências, peddy paper, cursos e oficinas de bicicletas, passeios de vários modos de transporte (sitways, bicicletas, elétricos e outros), ações de sensibilização, test drives, e muitas outras atividades lúdicas para miúdos e graúdos.

Esta iniciativa da Comissão Europeia, à qual Lisboa se associa desde o primeiro ano, pretende chamar a atenção para a importância da adoção de comportamentos que contribuam para uma mobilidade amiga do ambiente e para uma melhor qualidade de vida. Todas as atividades, organizadas pelo Município em colaboração com vários parceiros, visam sensibilizar para o uso de transportes públicos e modos ativos, para se construir uma cidade mais inclusiva, saudável e segura.

Destaque para a conferência Wise Mobility – Cidades ativas, cidades saudáveis, na Fundação EDP – Central Tejo (Sala dos Geradores), no dia 20 de setembro, das 15 às 18 horas. A sessão conta com a presença de cidadãos que falam das suas experiências e especialistas na área, com o objetivo de debater a mobilidade, a saúde e a qualidade de vida na cidade.