Transformadores de Potência de Manuel Bolotinha

Booki
Tel.: +351 220 104 872
info@booki.pt · www.booki.pt

A Quântica Editora, através da chancela Engebook e com o apoio da revista “o electricista”, lançou o livro Transformadores de Potência, da autoria de Manuel Bolotinha, engenheiro eletrotécnico (ramos de energia e sistemas de potência) pelo Instituto Superior Técnico (IST) e mestre em engenharia eletrotécnica. Esta obra será apresentada no dia 01 de março, às 17 horas, no Auditório da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

Manuel Bolotinha tem desenvolvido a sua atividade profissional nas áreas do projeto, fiscalização de obras e gestão de contratos de empreitadas (projetos de geração e transporte de energia, instalações industriais e infraestruturas de distribuição de energia, aeroportuárias e ferroviárias) em Portugal, África, na Ásia e na América do Sul. É membro sénior da Ordem dos Engenheiros, tendo conduzido cursos de formação, de cujos manuais é autor, em Portugal, África e Médio Oriente e é autor de diversos artigos técnicos publicados em Portugal e no Brasil e de livros técnicos, em português e inglês, e tem proferido palestras na OE, ANEP, FCT-UNL, IST e ISEP.

A energia elétrica, desde a sua origem até aos consumidores finais, sofre diversas transformações ao nível de tensão nas subestações e postos de transformação, onde a tensão é elevada ou reduzida. A operação de modificação do nível da tensão é feita pelos transformadores de potência, que desempenham um papel chave no transporte e distribuição de energia. Esta obra dota os profissionais do setor elétrico na área da energia e os estudantes finalistas do curso de engenharia eletrotécnica de uma ferramenta prática, complementada por conceitos teóricos devidamente apresentados e enquadrados, que lhes permita um conhecimento mais profundo desta máquina elétrica – princípio de funcionamento, tipos, caraterísticas e componentes, aplicações e tipos de defeitos e as proteções que devem ser utilizadas – e projetar, construir e manter instalações elétricas com transformadores de potência.