Estatuto Editorial

TÍTULO
“o electricista” – revista técnico-profissional.

OBJETO
Tecnologias de projeto, instalação e conservação no âmbito da energia, telecomunicações e segurança.

OBJETIVO
Valorização profissional e informação técnica para profissionais eletrotécnicos.

ENQUADRAMENTO FORMAL
“o electricista” respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.

CARACTERIZAÇÃO
Publicação periódica especializada.

ESTRUTURA REDATORIAL
Diretor – Profissional com experiência na área da formação.
Coordenador Editorial – Formação académica em ramo de engenharia afim ao objeto da revista.
Colaboradores – Engenheiros e técnicos profissionais que exerçam a sua atividade no âmbito do objeto editorial, instituições de formação e organismos profissionais.

SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
A seleção de conteúdos tecnológicos é da exclusiva responsabilidade do Diretor. O noticiário técnico-informativo é proposto pelo Coordenador Editorial. A revista poderá publicar peças noticiosas com carácter publicitário nas seguintes condições:
› com o título de Publi-Reportagem;
› formato de notícia com a aposição no texto do termo Publicidade.

ORGANIZAÇÃO EDITORIAL
Sem prejuízo de novas áreas temáticas que venham a ser consideradas, a estrutura de base da organização editorial da revista compreende:

  • sumário
  • luzes
  • espaço opinião
  • vozes do mercado
  • espaço qualidade
  • espaço KNX
  • espaço CPI
  • alta tensão
  • telecomunicações
  • climatização
  • eficiência energética
  • artigo técnico
  • notícias
  • eletrotecnia básica
  • ficha prática de eletricidade
  • casos práticos de ventilação
  • bibliografia
  • dossier temático
  • reportagem
  • entrevista
  • case-study
  • publi-reportagem
  • informação técnico-comercial
  • mercado técnico
  • tabela comparativa (edição online)
  • calendário de eventos
  • Projecto
  • nota técnica
  • formação
  • ITED
  • consultório técnico
  • publicidade

ESPAÇO PUBLICITÁRIO
A Publicidade organiza-se por espaços de páginas e frações, encartes e Publi-Reportagens. A Tabela de Publicidade é válida para o espaço económico europeu. A percentagem de Espaço Publicitário não poderá exceder 1/3 da paginação. A direção da revista poderá recusar Publicidade cuja mensagem não se coadune com o seu objeto editorial. Não será aceite Publicidade que não esteja em conformidade com a lei geral do exercício da atividade.

PROTOCOLOS
Os acordos protocolares com estruturas profissionais, empresariais e sindicais, visam exclusivamente o aprofundamento de conteúdos e de divulgação da revista junto dos seus associados.