Compensação de energia reativa com presença de harmónicos? O melhor é usar baterias de condensadores sintonizadas, by Zeben

Zeben - Sistemas Electrónicos, Lda.
Tel.: +351 253 818 850 · Fax: +351 253 818 851 
info@zeben.pt · www.zeben.pt

Na presença de harmónicos na rede elétrica, a FRAKO (referência mundial tecnológico em condensadores e sistemas PFC) desenvolveu as baterias de condensadores com a implementação de indutâncias anti-harmónicas – baterias sintonizadas. As baterias de condensadores são de design compacto, oferecendo economia de espaço e uma maior flexibilidade na montagem. São utilizadas para a correção do fator de potência, permitindo anular o débito de energia reativa na fatura do distribuidor de energia. São constituídas por escalões controlados por um relé varimétrico de elevada performance. Estão disponíveis em duas versões, uma equipada com indutâncias anti-harmónicas e outra convencional, sem indutâncias.

Já imaginou a vida útil da sua bateria de condensadores sem o bloqueio dos harmónicos? Já mediu a THD (Taxa de Distorção Harmónica) com uma bateria convencional ou sintonizada? As baterias de condensador convencionais ou sintonizadas da Frako apresentam um conceito modular com os seus módulos compactos PFC précablados para uma fácil instalação em quadro e preparados para a montagem em todos os quadros, independentemente do fabricante (através dos acessórios de fixação específicos para cada marca). Os condensadores são um dos elementos essenciais de um sistema de correção de fator de potência, e a Frako apresenta vantagens únicas e patenteadas para elevar a vida útil dos condensadores com as seguintes caraterísticas: desconexão interna a 3 fases (funcionamento tipo “fusível”); revestimento em película de polipropileno metalizado segmentado (redução do risco de incêndio), anel de contacto (a ausência de soldas proporciona uma excelente condução), conetor compacto e removível (instalação fácil e rápida) e resistências de descarga (evita a sobrecarga dos condensadores e conexão e desconexão com compensação rápida).

Uma análise energética à instalação elétrica ao qual se pretende instalar um sistema de correção de fator de potência é indispensável para conhecer o estado e eventuais problemas de qualidade energética, nomeadamente a presença de harmónicos. A eficiência e qualidade energética está cada vez mais presente no nosso quotidiano e a ZEBEN fornece as mais avançadas soluções e equipamentos para tal. A Frako é representada em Portugal pela Zeben – Sistemas Electrónicos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*