igus: aprendemos com as abelhas .- sistema de favo de abelha para fixação de condutores

Atualmente as abraçadeiras de cabos desempenham um papel predominante na fixação dos condutores. Todos os cabos individuais são presos às extremidades de uma calha articulada, o que, muitas vezes exige um trabalho, que envolve muito tempo e espaço. As abraçadeiras de cabos permitem uma fixação rápida e, muitas vezes, só podem ser utilizadas uma vez. A empresa igus revoluciona a fixação de cabos na calha articulada com o sistema bionicamente inspirado, favo de abelha. Este sistema poupa o trabalho na engenharia de projeto e reduz o tempo de instalação.

A igus desenvolveu um novo sistema de fixação de cabos com uma estrutura favo de abelha para os seus sistemas de fornecimento de energia. Os cabos e as mangueiras podem, de forma simples e suave, ser introduzidos nesse favo de abelha. Depois é fechado, as paredes exteriores das cavidades do favo de abelha são cuidadosamente pressionadas, ficando os condutores firmemente apertados à sua volta, e assim a estrutura adapta-se de forma simples ao diâmetro de cada cabo. O sistema favo de abelha pode ser montado em segundos; em comparação com as abraçadeiras de cabos, muito utilizadas, ou outras soluções de fixação de condutores, o utilizador reduz o tempo de montagem em cerca de 80%. O novo sistema poupa espaço e protege os cabos na calha articulada. Este é também muito mais flexível, dada a sua facilidade de abertura, que permite a inclusão de novos cabos, assim como a sua substituição.

O sistema universal de fixação de condutores está disponível em duas versões: o CFU.H horizontal para fixar condutores em camadas, que permite a colocação de diferentes cabos numa camada. É apertado por cima à frente do terminal de fixação, podendo também ser utilizado para cursos longos na extremidade do ponto fixo. A versão vertical do CFU.V pode ser instalada à frente do terminal de montagem. Os diferentes cabos são inseridos de forma simples em diferentes níveis na vertical. O sistema fica bloqueado apenas com uma patilha de fecho, protegendo, eficazmente, os cabos do esforço mecânico. As duas versões do novo sistema de fixação de cabos estão disponíveis para a série de calhas articuladas E4.1L, desde o verão de 2017.

O novo sistema favo de abelha faz parte de uma inovadora campanha para fazer a confeção de calhas articuladas ainda mais rápida e simples. Com a série E4.1L, a igus oferece calhas articuladas fáceis de preencher do mercado. Graças ao inovador sistema de separação interior, que também foi apresentado pela igus na Feira de Hannover de 2017, a separação interior personalizada da calha articulada é ainda mais fácil para o cliente. Além disso, o novo sistema de fixação dá ao projetista a liberdade de inserir os cabos nas calhas E4.1L, de forma precisa, como e quando quiser, no seu próprio processo de desenvolvimento, assim como a possibilidade de alterar o seu preenchimento sem complicações.

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*