ABB apresenta equipamento de deteção de falhas por arco elétrico S-ARC1

Segundo estimativas recentes, o número de incêndios causados por uma instalação elétrica defeituosa na Europa excede os 2 milhões, com um custo de mais de 126 biliões de euros em danos causados pelo fogo. Assim a necessidade de oferecer uma melhor proteção contra incêndio nas instalações residenciais e comerciais nunca foi tão grande. A Alemanha será o primeiro país da Europa a prescrever a instalação de um equipamento de deteção de falhas por arco elétrico (AFDD) como obrigatória (a partir de 18 de dezembro de 2017) e, com base na sua ampla experiência em segurança doméstica e de construção, a ABB lançou a sua nova série S-ARC1 para fornecer uma proteção completa para as pessoas, edifícios e bens insubstituíveis. Com a nova gama, os perigos mais comuns desencadeados por interrupções na instalação elétrica podem ser detetados com antecedência, minimizando o risco de danos causados pelo fogo.

Segundo a norma de produto IEC/EN 62606, um AFDD é um equipamento destinado a minimizar os efeitos de falhas provocadas pelo arco elétrico, desligando automaticamente o circuito quando uma falha de arco é detetada. As causas das falhas de arco elétrico incluem instalações danificadas, cabos presos, rutura do cabo, radiação UV e danos causados por roedores, contactos e conexões soltos, instalação incorreta ou tomadas e cabos danificados. Os novos equipamentos de deteção de falhas por arco elétrico 1P + N da ABB com disjuntores modulares integrados, o S-ARC1 e o S-ARC1 M, estão disponíveis com capacidade de corte de 6 kA e 10 kA, respetivamente, e oferecem proteção contra sobrecorrentes e falhas de arco.

Quando combinado com um Disjuntor de Corrente Residual (disjuntor diferencial) como um dispositivo a montante, a gama S-ARC1 fornece uma ótima solução para a proteção do quadro geral. Equipado com terminais duplos para uma fácil conexão com condutores ou barramentos, a nova gama é mais rápida ao instalar. Também pode ser usado com os barramentos ABB’s System Pro M compact®, removendo a necessidade de cablagem adicional. Fornecido com ambos os terminais superior e inferior, o S-ARC1 é adequado para uma utilização em todos os países europeus. A monitorização da função LED mostra o estado atual do equipamento e identifica a causa potencial de qualquer problema. Reduzindo o tempo de manutenção e permitindo uma fácil solução dos problemas da rede elétrica.

A nova gama S-ARC1 da ABB possui também a função de autoteste contínuo, graças à integração de uma unidade eletrónica interna. Garantindo a continuidade do serviço e evitando problemas indesejados no caso do autoteste interno falhar, o LED desliga ou começa a piscar verde e vermelho, alternadamente, e não desliga o sistema. Além disso, um botão de teste é visível, para verificar o funcionamento correto do AFDD. O S-ARC1 e o S-ARC1 M são uma solução para a utilização numa variedade de instalações, desde dormitórios e salas comuns em escolas, enfermarias e lares de idosos, até salas e edifícios com alto risco de incêndio, como unidades de produção, gráficas ou indústrias de manufatura. Outras aplicações incluem edifícios construídos com materiais de construção inflamáveis, como casas de madeira ou sistemas de ventilação forçada e locais culturalmente importantes como museus, bibliotecas e galerias de arte.

ABB, S.A.
Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 390
marketing.abb@pt.abb.com · www.abb.pt

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*